O que nós oferecemos
Aulas de equitação
O Centro Hipico Crinus, tem como objectivo ensinar a montar, e promover os jovens para a prática de Equitação e todo o tipo de desportos equestres.
No Centro, os alunos poderão iniciar um processo de aprendizagem e evoluir por objectivos, realizando os exames de sela (1, 2 e 3). Podendo escolher a modalidade de competição que mais lhe agrade.
Volteio

A partir dos 5 anos, podem começar as lições de equitação propriamente ditas; no entanto, não há uma idade limite, pois nunca é tarde de mais!
Volteio significa que o cavalo se movimenta à volta do professor, que o está a segurar com uma guia. Assim, o aluno pode concentrar-se em aprender a manter o equilíbrio a passo, trote e galope, sem se preocupar inicialmente com o controle da velocidade e da direcção através das rédeas.
Recomendamos que todos, crianças ou adultos, se iniciem na equitação
através do volteio.
Aulas em grupo
Quando o aluno é capaz de controlar e conduzir o cavalo sozinho, deixa o volteio e começa a ter aulas de sela, que normalmente são de grupo, com um máximo de cinco alunos em cada aula.
Quem já sabe montar bem, pode aprofundar a aprendizagem com clinicas, aulas individuais ou aulas mais avançadas de ensino. Nestas aulas é feito a preparação para a competição, tanto a nível interno como para os concursos de ensino nacionais. Além do ensino, também há aulas de salto ao obstáculo e de equitação a amazona.


Aulas Avançadas
Ensino
Nas lições avançadas de dressage, os alunos aprendem primeiro os exercícios do nível preliminar: algumas figuras do picadeiro, transições ascendentes e descendentes e paragens; desta forma, treinam as primeiras reprises dos concursos de ensino.
Obstáculos
Para iniciar a aprendizagem da modalidade de obstáculos o aluno deve, em primeiro lugar, conseguir manter-se em vertical perto no cavalo, tanto a trote como a galope, elaborando as várias figuras do picadeiro. Depois aprende a passar varas no chão a trote e também a galope, antes de passar por cima dos primeiros obstáculos chamados cavaletes. Até este nível, as aulas encontram-se na categoria de iniciação aos obstáculos.

Equitação de Trabalho

A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo.
Competição
Ao longo da época competitiva, cavaleiros e cavalos do Centro Hípico participam nas provas federadas e nas poules de ensino e de obstáculos a nível nacional.
Os alunos da escola podem competir, usando um cavalo da escola. Por seu lado, os proprietários podem optar entre montar o seu cavalo nas provas ou fazer o seu cavalo participar, montado pela equitadora profissional do Centro Hípico.
No dia do concurso, um professor e um tratador acompanham o cavaleiro desde a saída do cavalo do Centro Hípico até ao fim do concurso, ajudando em tudo o que for preciso, como por exemplo no transporte, tratamento e alojamento do cavalo, mas principalmente na preparação da prova.

Hipoterapia
Uma das acções mais importantes que nos propomos a realizar, será a
introdução da Hipoterapia, esta abordagem terapêutica é uma mais valia para pessoas com disfunções físicas e neurológicas. O cavalo, a passo, produz movimentos tridimensionais que são similares aos padrões de marcha humana e que se encontram alterados nas crianças com problemas motores.
Montar a cavalo oferece benefícios devido à transmissão contínua de movimentos do cavalo ao cavaleiro, para além das qualidades da actividade enquanto desporto.
